0410513 – Pesquisa em Biologia

Disciplina obrigatória do núcleo avançado do curso Bacharelado em Ciências Biológicas.

O aluno deve matricular-se no semestre em que for apresentar desde que tenha cumprido todas as disciplinas obrigatórias do Núcleo Básico.

 

I. ORIENTAÇÃO DO PROJETO

O professor orientador deve ser docente da USP. Na hipótese de orientador externo, o representante do departamento na Comissão de Graduação do IB, será o coordenador (co-orientador).

 

II. MATRÍCULA

A Matrícula na disciplina é realizada pela Seção de Alunos do Instituto de Biociências, mediante entrega de autorização devidamente preenchida (digitada) e assinada pelo Prof. Orientador.(Ficha de Autorização)Não será possível a matrícula via Sistema Júpiter WEB. A Seção de Alunos providenciará as matrículas após a entrega das autorizações.

A ficha de autorização deverá ser entregue via formulário online: https://forms.gle/vCWbGNkQBq1ovwb88

Período: do primeiro dia de Matrícula (Interação) ao último dia da Retificação. Não serão aceitos pedidos de matrícula fora do prazo.

Obs: Para alunos reprovados na disciplina, a entrega de nova autorização é obrigatória, no semestre que desejar nova matrícula. 

 

III. CONFIRMAÇÃO DE APRESENTAÇÃO

No período previsto, o aluno deve confirmar ou manifestar a desistência da apresentação. Nesta etapa o aluno deverá ainda:

  •  definir a forma de apresentação (obrigatório):

a) Apresentação oral:

São 15 minutos para apresentação do trabalho desenvolvido (podendo expor slides de livre elaboração) e, 15 minutos para arguição da banca avaliadora.

b) Apresentação em Pôster

São 2h para exposição do trabalho.

Os pôsteres são de livre elaboração e devem ser confeccionados em tamanho 90cm x 100cm.

 

  • alteração do título (opcional): O título do projeto poderá ser alterado, mediante entrega de documento com anuência do orientador.

A manifestação de DESISTÊNCIA serve apenas para os fins da apresentação. A matrícula na disciplina não será removida em hipótese alguma.

Não serão aceitas alterações de título e/ou forma de apresentação fora do período de confirmação.

  

IV. BANCA AVALIADORA

A Banca Avaliadora dos projetos será composta por até 03 (três) docentes da USP, a serem definidos pela Comissão de Graduação, após o período de Confirmação das Apresentações.

Compete à banca avaliadora, acompanhar as apresentações nos dias e horários previamente agendados pela Seção de Alunos, e atribuir nota. A apresentação pública do trabalho, em formato de pôster ou apresentação oral, será avaliada com base em: 

a) síntese das principais etapas da pesquisa realizada (referências teóricas, objetivos e justificativa, metodologias utilizadas, resultados e conclusões); 
b) domínio conceitual e metodológico sobre a pesquisa apresentada; 
c) clareza de comunicação; 
d) utilização adequada do formato de apresentação utilizado. 
 

 V. APRESENTAÇÃO

A apresentação do projeto será agendada, quando possível:

  • 1º semestre: na 1ª semana do mês de junho, ou em data específica estabelecida pela CG.
  • 2º semestre: na 2ª semana do mês de novembro, ou em data específica estabelecida pela CG.

A Seção de Alunos se encarregará de divulgar, na semana que antecede as apresentações, o local, horário, bem como os membros da banca de cada grupo de apresentações.

  

VI. ENTREGA DE RESUMO, RELATÓRIO FINAL E BOLETIM DE FREQUÊNCIA E NOTA

- RESUMO (entrega via Moodle - "Portal e-disciplinas")

Produção de um resumo da pesquisa, que comporá uma publicação (Caderno de Resumos). Realizar upload do documento no ambiente da disciplina no Sistema Moodle (Portal e-disciplinas), entre a data da apresentação até o último dia de aula do semestre letivo.

Os resumos irão compor o Caderno de Resumos dos trabalhos realizados no ano. Para tanto devem conter título (até 20 palavras), autores (aluno/a, orientador/a e co-orientador/a -quando for o caso), departamento, e Agência financiadora (opcional). Devem conter até 350 palavras, contemplando Introdução/objetivos/Material e Métodos/Resultados e Conclusões, Palavras-chave (mínimo três, máximo seis, em ordem alfabética).
Formatação: Fonte: Times New Roman - Tamanho 12; Espaço 1,5; Título em negrito

Não serão aceitos documentos impressos ou fora do prazo.

 

- RELATÓRIO FINAL (entrega via Moodle - "Portal e-disciplinas")

Produção de um relatório final sobre a pesquisa desenvolvida. Realizar upload do documento de elaboração livre, no ambiente da disciplina no Sistema Moodle (Portal e-disciplinas), entre a data da apresentação até o último de dia aula do semestre letivo.

Não serão aceitos documentos impressos ou fora do prazo.

 

- BOLETIM DE FREQUENCIA E NOTA

Deverá ser entregue, exclusivamente via moodle, o Boletim de Nota e Frequência original, assinado pelo prof. orientador/coordenador, entre a data da apresentação até o último de dia aula do semestre letivo.

Formulário: Boletim de Frequência e Nota 

 

VII. AVALIAÇÃO

A média final na disciplina será a somatória da nota do orientador (Peso 2) e a nota da banca avaliadora (Peso 1), dividido por 3.

 

VIII. CALENDÁRIO

1º SEMESTRE DE 2025 (NOVO)

Matrícula

de 02/12/2024 a 17/02/2025

Exclusivamente via formulário online com upload da ficha de autorização.

https://forms.gle/vCWbGNkQBq1ovwb88

- Confirmação de Apresentação;

Definição da forma de apresentação;

Alteração de Título;

Desistência da Apresentação

 de 12 a 16/05/2025

Exclusivamente via formulário online: 

 https://forms.gle/xyVX8ipzMs7EmKhdA

Apresentações

 12 e 13/06/2025

Conforme estabelecido pelas bancas avaliadoras. 

 

Entrega do Boletim de Notas, Resumo e Relatório (upload via Moodle).

 

até 07/07/2025 - via moodle.

 

IX. BANCAS E APRESENTAÇÕES

Consulte a relação das Bancas e Apresentações do 2º semestre de 2024 | PROGRAMAÇÃO

 

CADERNO DE RESUMOS

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