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0410513 – Pesquisa em Biologia

Disciplina obrigatória do núcleo avançado do curso Bacharelado em Ciências Biológicas.

O aluno deve matricular-se no semestre em que for apresentar desde que tenha cumprido todas as disciplinas obrigatórias do Núcleo Básico.

 

I. ORIENTAÇÃO DO PROJETO

O professor orientador deve ser docente da USP. Na hipótese de orientador externo, o representante do departamento na Comissão de Graduação do IB, será o coordenador (co-orientador).

 

II. MATRÍCULA

A Matrícula na disciplina é realizada na Seção de Alunos do Instituto de Biociências, mediante entrega de autorização devidamente preenchida (digitada) e assinada pelo Prof. Orientador.(Ficha de Autorização)Não será possível a matrícula via Sistema Júpiter WEB. A Seção de Alunos providenciará as matrículas após a entrega das autorizações.

A ficha de autorização deverá ser entregue via formulário online:  https://forms.gle/qRxToSnczoskqkLf6 

 

Período: do primeiro dia de Matrícula (Interação) ao último dia da Retificação. Não serão aceitos pedidos de matrícula fora do prazo.

Obs: Para alunos reprovados na disciplina, a entrega de nova autorização é obrigatória, no semestre que desejar nova matrícula. 

 

III. CONFIRMAÇÃO DE APRESENTAÇÃO **

O aluno deve comparecer, à Seção de Alunos, no período estipulado para confirmar ou manifestar a desistência da apresentação. Nesta etapa o aluno deverá ainda:

 

  • definir a forma de apresentação (obrigatório):

a) Apresentação oral:**

São 15 minutos para apresentação do trabalho desenvolvido (podendo expor slides de livre elaboração) e, 15 minutos para arguição da banca avaliadora.

b) Apresentação em Pôster **

São 2h para exposição do trabalho.

Os pôsteres são de livre elaboração e devem ser confeccionados em tamanho 90cm x 100cm.

Excepcionalmente no 2º semestre de 2021, as apresentações serão realizadas exclusivamente por videoconferência (meet), seguindo o padrão de apresentação já estabelecido: quinze minutos para apresentação do trabalho desenvolvido (podendo expor slides de livre elaboração) e, quinze minutos para arguição da banca avaliadora.

 

  • alteração do título (opcional): O título do projeto poderá ser alterado, mediante entrega de documento com anuência do orientador.

A manifestação de DESISTÊNCIA serve apenas para os fins da apresentação. A matrícula na disciplina não será removida em hipótese alguma.

Não serão aceitas alterações de título e/ou forma de apresentação fora do período de confirmação.

 

** No ano de 2021, poderá sofrer alterações, em razão das orientações de isolamento e distanciamento social, devido à pandemia do COVID-19. O aluno deve acompanhar as orientações que serão divulgadas por e-mail, a medida que as decisões forem tomadas.

 

IV. BANCA AVALIADORA

A Banca Avaliadora dos projetos será composta por até 03 (três) docentes da USP, a serem definidos pela Comissão de Graduação, após o período de Confirmação das Apresentações.

Compete à banca avaliadora, acompanhar as apresentações nos dias e horários previamente agendados pela Seção de Alunos, e atribuir nota. A apresentação pública do trabalho, em formato de pôster ou apresentação oral, será avaliada com base em: 

a) síntese das principais etapas da pesquisa realizada (referências teóricas, objetivos e justificativa, metodologias utilizadas, resultados e conclusões); 
b) domínio conceitual e metodológico sobre a pesquisa apresentada; 
c) clareza de comunicação; 
d) utilização adequada do formato de apresentação utilizado. 
 

 

V. APRESENTAÇÃO

A apresentação do projeto será agendada, quando possível:

  • 1º semestre: na 1ª semana do mês de junho. **
  • 2º semestre: na 2ª semana do mês de novembro. **

A Seção de Alunos se encarregará de divulgar, na semana que antecede as apresentações, o local, horário, bem como os membros da banca de cada grupo de apresentações.

 ** No ano de 2021, poderá sofrer alterações em razão das orientações de isolamento e distanciamento social, devido à pandemia do COVID-19. O aluno deve acompanhar as orientações que serão divulgadas por e-mail, a medida que as decisões forem tomadas.

 

VI. ENTREGA DE RESUMO, RELATÓRIO FINAL E BOLETIM DE FREQUÊNCIA E NOTA

- RESUMO (entrega via Moodle - "Portal e-disciplinas")

Produção de um resumo da pesquisa, que comporá uma publicação (Caderno de Resumos). Realizar upload do documento no ambiente da disciplina no Sistema Moodle (Portal e-disciplinas), entre a data da apresentação até o último dia de aula do semestre letivo.

Os resumos irão compor o Caderno de Resumos dos trabalhos realizados no ano. Para tanto devem conter título (até 20 palavras), autores (aluno/a, orientador/a e co-orientador/a -quando for o caso), departamento, e Agência financiadora (opcional). Devem conter até 350 palavras, contemplando Introdução/objetivos/Material e Métodos/Resultados e Conclusões, Palavras-chave (mínimo três, máximo seis, em ordem alfabética).
Formatação: Fonte: Times New Roman - Tamanho 12; Espaço 1,5; Título em negrito

Não serão aceitos documentos impressos ou fora do prazo.

 

- RELATÓRIO FINAL (entrega via Moodle - "Portal e-disciplinas")

Produção de um relatório final sobre a pesquisa desenvolvida. Realizar upload do documento de elaboração livre, no ambiente da disciplina no Sistema Moodle (Portal e-disciplinas), entre a data da apresentação até o último de dia aula do semestre letivo.

Não serão aceitos documentos impressos ou fora do prazo.

 

- BOLETIM DE FREQUENCIA E NOTA

Deverá ser entregue, nos horários de atendimento da Seção de Alunos **, o Boletim de Nota e Frequência original, assinado pelo prof. orientador/coordenador, entre a data da apresentação até o último de dia aula do semestre letivo.

Formulário: Boletim de Frequência e Nota 

Obs: Não serão aceitos boletins escaneados e/ou com assinatura digital. **

** No ano de 2021, poderá sofrer alterações em razão das orientações de isolamento e distanciamento social, devido à pandemia do COVID-19. O aluno deve acompanhar as orientações que serão divulgadas por e-mail, a medida que as decisões forem tomadas.

 

VII. AVALIAÇÃO

A média final na disciplina será a somatória da nota do orientador (Peso 2) e a nota da banca avaliadora (Peso 1), dividido por 3.

 

VIII. CALENDÁRIO

 

2º SEMESTRE DE 2021

Matrícula

de 12/07 a 17/08/2021

Exclusivamente via formulário online com upload da ficha de autorização.

https://forms.gle/qRxToSnczoskqkLf6

- Confirmação de Apresentação;

Definição da forma de apresentação;

Alteração de Título;

Desistência da Apresentação

de 01 a 05/11/2021.

Exclusivamente via formulário online

Apresentações

dias 09 e 10/12/2021.

Entrega do Resumo e Relatório (upload via Moodle).

 

Entrega do Boletim de Notas (Seção de Alunos)

até 14/01/2022.

via moodle.

  

No ano de 2021, poderá sofrer alterações em razão das orientações de isolamento e distanciamento social, devido à pandemia do COVID-19. O aluno deve acompanhar as orientações que serão divulgadas por e-mail, a medida que as decisões forem tomadas.

 

IX. BANCAS E APRESENTAÇÕES

Consulte a relação das Bancas e Apresentações do 2º semestre de 2021 - (aguardando definição)

 

 

CADERNO DE RESUMOS

 - EDIÇÃO 2019 / 2º SEMESTRE
 - EDIÇÃO 2020