Aproveitamento (Dispensa) de Disciplinas

 

Alunos que ingressaram nos cursos via Vestibular, Transferências ou portador de diploma superior, que tenham cursado disciplinas em nível superior de ensino, num prazo máximo de dez anos, poderão solicitar aproveitamento de estudos, por disciplinas equivalentes àquelas constantes de seu currículo.

Os requerimentos devem ser realizados junto à Seção de Alunos. O requerente deve verificar a compatibilidade entre as disciplinas cursadas e as que solicita aproveitamento. Esta compatibilidade está relacionada à Carga Horária e ao Conteúdo Programático das disciplinas. 

"Os pedidos de dispensa de cursar disciplinas serão homologados pela CG da Unidade, após manifestação do Departamento ou órgão responsável. Disciplinas cursadas fora da USP somente poderão ser aproveitadas até o limite de dois terços do total de créditos fixado para a integralização do respectivo currículo (art. 79, RG)."

 

- EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS DE PÓS-GRADUAÇÃO USP

As disciplinas de pós-graduação cursadas na USP, poderão ser solicitadas equivalencia por disciplinas de graduação da USP (obrigatórias, optativas eletivas e livres). A solicitação deve ser encaminhada pelo aluno, via formulário online, indicando a disciplina de graduação que deseja equivalencia (disciplinas USP ativas), e os dados/documentos da disciplina de pós-graduação USP equivalente. 

A análise caberá a equipe docente responsável pela disciplina de graduação. Se aprovado, serão atribuídos os créditos da disciplina de graduação no histórico escolar. 

 

Documentos:

Preencher o formulário online, disponível em https://forms.gle/LgyDHvY3WKVrLy3V8 , anexando: 

  1. uma cópia do Histórico Escolar da IES;
  2. Conteúdo Programático com carimbo da Instituição de Ensino de todas as disciplinas informadas como cursadas no formulário.

 

Prazo de Análise e Resultados

As disciplinas serão analisadas durante o semestre de solicitação e poderão ser consultadas no link "Informações do Programa" no Júpiter WEB.

 

Resultado do Processo - Aproveitamento de Estudos - 2022-2024

Publicado em 14/02/2024

Pareceres: Deferido, Indeferido ou A analisar (o requerimento esta sendo analisado).