- ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO (Alunos IBUSP)

 

* Estágio Remunerado (empresas privadas) - além das monitorias o estudante de graduação poderá estagiar em empresas privadas e instituições de ensino. O Estágio supervisionado não obrigatório consiste em aprendizado no ambiente de trabalho, visando à preparação dos estudantes para atuação no mercado.

As área de atuação, os direitos, deveres e proibições dos estagiários são regidos pela Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,  bem como pelas Resoluções USP nº 5528/09 e 7645/19.
O estágio não obrigatório poderá ser desenvolvido como atividade opcional e será remunerado por meio de bolsa auxílio, relativo à carga horária cumprida permitida por Lei, sempre respeitando-se o estabelecido pelos órgãos e entidades de classe.

 

Para que o aluno do Curso de Ciências Biológicas do IBUSP realize estágio não obrigatório é necessário entregar no Serviço de Graduação:

- 03 (três) vias do Termo de Compromisso (devidamente assinado pelo estágiario e os responsáveis na concedente).

- 03 (três) vias do Plano de Atividades de Estágio (devidamente assinado pelo estagiário e os responsáveis na concedente).

Prazo para devolução dos documentos assinados pelo IB: 15 dias.


Após o término do estágio, o aluno terá que apresentar um RELATÓRIO contendo a sua avaliação quanto à contribuição do estágio para sua formação profissional. Esse relatório deve ser vistado pelo supervisor do estágio na empresa ou órgão a fim de permitir o acompanhamento e avaliação das atividades realizadas.

  

DOCUMENTOS / modelos

 ARQUIVOS 

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

OBS.: 03 vias em papel timbrado e assinado pelo supervisor do estagiário na empresa, deve acompanhar Plano de Estágio.

 download png

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO

OBS.: 3 vias em papel timbrado e assinado pelo supervisor do estagiário na empresa.

 download png

TERMO ADITIVO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (PRORROGAÇÃO)

OBS.: 3 vias em papel timbrado e assinado pelo responsável.

 download png

TERMO ADITIVO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (ALTERAÇÕES DIVERSAS)

OBS.: 3 vias em papel timbrado e assinado pelo responsável, só é valido para alteração do valor de bolsa, valor de auxílio-transporte, carga horária do estagiário, nome do supervisor de estágio e da apólice de seguro.

 download png

TERMO DE RESCISÃO

OBS.: 3 vias em papel timbrado e assinado pelo responsável, deve acompanhar Relatório de Atividades.

 download png

RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Entregar em papel timbrado, assinado pelo supervisor do estagiário na empresa.

 download png

Não serão aceitos documentos manuscritos, digitalizados ou fotocopiados, apenas digitados e originais. A documentação só será recebida se estiver completa e de acordo com os modelos aprovados por essa unidade.

 

- Monitoria/bolsas

 

* Iniciação à Pesquisa – Os laboratórios do IBUSP recebem estudantes para desenvolver sua iniciação científica. Os alunos interessados deverão estar alertas a cartazes espalhados pelo IBUSP ou procurarem diretamente os docentes. Os interessados poderão concorrer à bolsas FAPESP a qualquer momento ou do CNPq, no programa PIBIC (http://www.ib.usp.br/pesquisa/), sempre em março (início da bolsa em agosto). A inscrição é realizada pelo orientador.


* Programa de Estimulo à Graduação (PEEG) - Objetiva incentivar graduandos a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino. O PEEG é voltado a estudantes da USP, que tenham bom rendimento escolar, e destacado desempenho na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria. Caberá à Comissão de Graduação receber e avaliar os projetos de cada disciplina para proceder à distribuição de bolsas. Para concorrer a uma vaga de monitor, o aluno deve se inscrever no projeto da disciplina cujo conteúdo ele domina por ter cursado a própria disciplina ou equivalente. Maiores informações (http://www.prg.usp.br/?page_id=399)


* Monitoria IBUSP – O IBUSP oferece bolsas de monitoria para as disciplinas ministradas no Instituto. Os interessados deverão se inscrever e submeter-se a provas no semestre anterior ao que a disciplina é ministrada nos departamentos (que oferecem a disciplina) ou na própria Seção de graduação (disciplinas interdepartamentais). A inscrição ocorre no semestre anterior ao oferecimento da disciplina. O aluno deve procurar os professores responsáveis das disciplinas para informação sobre datas e formas de avaliação.

 

Intercâmbio

 

Existem diversas opções para os alunos de graduação realizarem um intercâmbio internacional. O órgão responsável por isto é a Comissão de Relações Internacionais do IBUSP (CRINT-IB). Maiores informações em http://www.ib.usp.br/images/arquivos/Manual_Geral_CRINT.pdf ou por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)