Auxílios

Monitoria/bolsas


* Tutoria Científico-Acadêmica – Este programa é parte da política de valorização do ensino de graduação e integra o conjunto das ações destinadas ao apoio à permanência e à formação estudantil na USP. Para alunos de primeiro ano com renda família de até 5 salários mínimos. Inscrições sempre no mês de março no sistema Júpiter. Bolsa por 10 meses, a partir de maio. Maiores informações: http://www.prg.usp.br/?page_id=411


* Bolsa Trabalho – O aluno regularmente matriculado em curso de graduação da USP poderá inscrever-se, através da COSEAS, num projeto de trabalho a ser desenvolvido por uma Unidade Universitária. A seleção dos candidatos será feita em processo de classificação sócio-econômica e habilitação técnico-acadêmica, sob a responsabilidade da COSEAS e da Unidade. O aluno beneficiado com a Bolsa-Trabalho deverá prestar o mínimo de 40 horas mensais de trabalho. A bolsa dura um ano e poderá ser renovada por igual período após nova classificação (Portaria GR 3335/02). Maiores informações: http://www.prg.usp.br/?page_id=503


* Iniciação à Pesquisa – Os laboratórios do IBUSP recebem estudantes para desenvolver sua iniciação científica. Os alunos interessados deverão estar alertas a cartazes espalhados pelo IBUSP ou procurarem diretamente os docentes. Os interessados poderão concorrer à bolsas FAPESP a qualquer momento ou do CNPq, no programa PIBIC (http://www.ib.usp.br/pesquisa/), sempre em março (início da bolsa em agosto). A inscrição é realizada pelo orientador.


* Programa de Estimulo à Graduação (PEEG) - Objetiva incentivar graduandos a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino. O PEEG é voltado a estudantes da USP, que tenham bom rendimento escolar, e destacado desempenho na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria. Caberá à Comissão de Graduação receber e avaliar os projetos de cada disciplina para proceder à distribuição de bolsas. Para concorrer a uma vaga de monitor, o aluno deve se inscrever no projeto da disciplina cujo conteúdo ele domina por ter cursado a própria disciplina ou equivalente. Maiores informações (http://www.prg.usp.br/?page_id=297)


* Monitoria IBUSP – O IBUSP oferece bolsas de monitoria para as disciplinas ministradas no Instituto. Os interessados deverão se inscrever e submeter-se a provas no semestre anterior ao que a disciplina é ministrada nos departamentos (que oferecem a disciplina) ou na própria Seção de graduação (disciplinas interdepartamentais). A inscrição ocorre no semestre anterior ao oferecimento da disciplina. O aluno deve procurar os professores responsáveis das disciplinas para informação sobre datas e formas de avaliação.

 

* Estágio Remunerado (empresas privadas) - além das monitorias o estudante de graduação poderá estagiar em empresas privadas e instituições de ensino. O Estágio supervisionados não obrigatório consiste em aprendizado no ambiente de trabalho, visando à preparação dos estudantes para atuação no mercado.


As área de atuação, os direitos, deveres e proibições dos estagiários são regidos pela Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, bem como pelo Decreto nº 8654, de 28 de outubro de 2010.
O estágio não obrigatório poderá ser desenvolvido como atividade opcional e será remunerado por meio de bolsa auxílio, relativo à carga horária cumprida permitida por Lei, sempre respeitando-se o estabelecido pelos órgãos e entidades de classe.

MODELOS de Convênios e Termo de Compromisso (anexo)
os documentos devem ser encaminhados para assinatura do IB em 3 vias juntamente com o Plano de Atividades.

ARQUIVOS

Modelo – Convênio de Estágio com Instituição de Ensino

Modelo – Convenio de Estágio com outras Instituições

Modelo – Termo Aditivo ao Convenio de Estágio

Modelo - Termo Aditivo ao Estágio

Modelo – Termo de Compromisso – Alunos Externos – sem bolsa

Modelo – Termo de Compromisso – Alunos USP

 

Intercâmbio

Existem diversas opções para os alunos de graduação realizarem um intercâmbio internacional. O órgão responsável por isto é a Comissão de Relações Internacionais do IBUSP (CRINT-IB). Maiores informações em http://www.ib.usp.br/images/arquivos/Manual_Geral_CRINT.pdf ou por email com Catherine Rocha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)


Congressos
Programa de apoio à Internacionalização da Graduação (Pro-Int) da Pró-Reitoria de Graduação (PRG): destinado ao apoio de graduandos em eventos internacionais ou estágios internacionais. O IBUSP recebe uma verba fixa a cada início de ano e, através da CG, distribui R$ 2.000,00 por aluno, até o final da verba. A solicitação deve ser feita por requerimento com a maior antecipação possível. Valores maiores ou complementações podem ser apoiados pela PRG.

Programa Pro-Eventos da PRG: Destinado ao apoio de graduandos em eventos nacionais. O IB, através da CG, tem, tradicionalmente, apoiado a Semana Temática com esta verba, pois entende que com isso atende um maior número de alunos Em caso de saldo, mediante análise de requerimento apresentado pelo aluno, da mesma forma que o Pro-Int, a CG destinada aos alunos de graduação um valor máximo de R$ 500,00 por aluno.